top of page

Dor na coluna vertebral e o benefício do treinamento funcional


O corpo humano desempenha várias funções, tais como: produzir sangue, armazenar minerais, proteção, sustentação e locomoção, e é por meio da contração dos músculos inseridos nos ossos que realizamos nossa locomoção/movimentação. Graças à ação muscular, conseguimos realizar nossas atividades de vida diária, como exemplo digitar, escrever, dirigir, levantar algum objeto, carregar algum peso, entre tantas outras atividades.

Se durante as atividades diárias não existir favorecimento para os músculos realizarem as suas contrações, brevemente eles poderão apresentar fadiga e comprometer o desempenho do indivíduo quanto à sua função.

A coluna vertebral faz parte do esqueleto axial e tem a função de proteger a medula espinhal. Apresenta três curvaturas fisiológicas que se desenvolvem ao passo que o bebê começa a rolar, sentar, engatinhar e, por fim, deambular. Por volta dos 18 meses de idade, as curvaturas da coluna vertebral já estão formadas e se apresentam da seguinte forma: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar.

O grande objetivo dessas curvaturas é realizar a dissipação de cargas sobre os discos intervertebrais localizados ao longo de toda a coluna vertebral; se isso não ocorre adequadamente, favorece-se o surgimento das alterações posturais, desvios, dor e patologias (hérnia de disco, entre outras), comprometendo a funcionalidade do indivíduo.

Vale ressaltar que as alterações posturais, em graus mais elevados, podem comprometer também o sistema cardiorrespiratório, levando a uma restrição dos pulmões, impedindo que ele se expanda adequadamente. Isso ocorrendo, é passível de redução da capacidade funcional do indivíduo, levando ao surgimento de sinais e sintomas como cansaço a pequenos esforços, taquicardia, fraqueza muscular generalizada entre outros.



Conjunto de técnicas desenvolvidas para prevenir, reeducar e/ou reabilitar o movimento motor do corpo evitando desta forma as dores, desgastes, degenerações e patologias, devolvendo a função muscular, permitindo ao indivíduo plena independência das suas atividades diárias. Sendo indicada para todos os indivíduos a partir dos 12 anos de idades.


​Procure um profissional capacitado, faça uma valiação e acabe com as dores!

Você precisa de um Fisioterapeuta ou Acupunturista?

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
Recent Posts
bottom of page